R.E.M. - Automatic for the People (1992)


Em 1992, a banda R.E.M. pegou o mundo desprevenido. Em seu segundo álbum lançado por uma grande gravadora, Out Of Time, a banda tinha mostrado um estilo folk-pop alegre, emotivo e muito bem-sucedido. Mas neste álbum os rappers e bandolins, que faziam participações como convidados, foram substituídos por algo mais sutil, mais humano e mais duradouro.

A fotografia da capa, de autoria de Anton Corbijn, monocromática e sombria, deixava antever um conteúdo musical mais soturno. Tanto os críticos como os fãs ficaram embasbacados com a majestosa acústica do single “Drive’, que entrou no Top 5 na Inglaterra e nos Estados Unidos, ainda que não tivesse um único refrão e a orquestração fosse de John Paul Jones, ex-Led Zeppelin. O título veio de um restaurante da cidade natal da banda em Athens, na Geórgia.

O álbum gerou seis singles, de “The Sidewinder...” com sua letra obtusa, mas otimista, ao esperançoso “Everybody Hurts” (uma das letras mais diretas e devastadoras já escritas por Michael Stipe). A música “Man On The Moon”, que fala sobre o comediante Andy Kaufman, foi usada mais tarde no filme homônimo.

Muitas das músicas estão relacionadas com a morte. O narrador da música “Try Not To Breathe” está à espera da morte. Contudo, “Sweetness Follows”, um dos pontos altos, sugere que, por mais negro que seja o momento, em breve a luz se fará.

A gravação do álbum foi feita em vários estúdios em pontos diversos dos Estados Unidos, um hábito que se tornaria regra para o R.E.M. “New Orleans Instrumental Number 7” fala, sem palavras, sobre a liberdade que isso lhes deu. Sendo a faixa mais curta do álbum, mostra uma banda livre de tensões, movendo-se sem esforço sobre uma nuvem tranquila de emoções obscuras às quais, ao que parece, apenas eles tinham acesso na época.

Selo | Warner Bros.
Produção | Scott Litt - R.E.M.
Projeto gráfico | Tom Recchion - Michael Stipe
Nacionalidade|  EUA
Duração | 49:31



Murilo Boarini

Designer e Tecnólogo em Produção por formação, entusiasta das midias sociais, palmeirense, amante de cinema e boa música.

    Comente no Blog
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário