Led Zeppelin - Led Zeppelin IV (1971)


Levando pelo menos duas gerações de adolescentes a tocar guitarras imaginárias no quarto, Led Zeppelin IV praticamente definiu o hard rock e o heavy metal. O álbum tem um pouco de folk music, blues, rock ‘n’ roll e sons psicodélicos. Mas não há engano: este era também o som de uma banda se preparando para encher estádios.

Faixas cheias de riffs como “Black Dog” e “Rock And Roll” parecem ensurdecedoras perto das meditações mais espirituais de “Misty Mountain Hope” e “Going To California’: “Stairway To Heaven” revelou a crescente obsessão do grupo pelo oculto, a religião e a mitologia inglesa (havia rumores de que, se tocada de trás para a frente, a faixa revelaria mensagens satânicas).

A performance de Jimmy Page — especialmente dos dois ferozes solos de “Stairway To Heaven” (a canção mais tocada, até hoje, nas rádios dos Estados Unidos) - influenciaria legiões de grupos de rock como Aerosmith, Metallica e Guns N’ Roses. A mística do álbum foi alimentada ainda pela capa, que não contém o nome da banda nem do disco (daí seus apelidos: ”Four Symbols” e “Zoso” em referência aos símbolos rúnicos na parte interna).

Isso posto, é bom ressaltar que o disco sofre, se bem que apenas ocasionalmente, de excesso de pretensão. Se o álbum anterior, predominantemente acústico, era um pouco mais humilde, este mostra o Led Zeppelin em seu estado mais pomposo, e essa grandiosidade sonora deixou espaço para a banda ser ridicularizada.

Cinco anos depois, o heavy metal seria superado pelo punk rock, um anúncio fúnebre para grupos como o Led Zeppelin. Mas isso ainda estava por vir. Led Zeppelin IV revela uma banda no auge de seus poderes - e com muita honra.

Selo | Atlantic
Produção  | Jimmy Page
Projeto gráfico | Graphreaks
Nacionalidade | Inglaterra
Duração | 42:34



Murilo Boarini

Designer e Tecnólogo em Produção por formação, entusiasta das midias sociais, palmeirense, amante de cinema e boa música.

    Comente no Blog
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário